Fundação Cultural Cassiano Ricardo


Luiz Claudio Oliveira, um dos homenageados / Foto: Akanni Rás

 

 

Nesta quinta-feira (13), Dia da Abolição da Escravatura, às 19h, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo apresenta a exposição virtual “Ônix – Personalidades e Griots do Vale do Paraíba”. Por meio da representação fotográfica de dez personalidades negras a exposição se propõe a preservar a identidade negra que ultrapassa gerações. O tour virtual poderá ser visitado até o dia 5 de junho.

A exposição virtual conta com imagens e descrições narradas sobre cada uma das pessoas homenageadas, contando suas trajetórias e lutas. São elas: Adélia Santos (jongueira), Betinho Zulu (secretário nacional de Formação e Organização da Nação Hip Hop Brasil), Elizabeth & Regina (jongueiras), Luiz Cláudio Oliveira (arte educador), Solange Barbosa (historiadora), Sônia Guimarães (PHD em Física), Sônia Ribeiro (mestre em Gerontologia), Roberto Machado (mestre da Cultura Viva) e Tucano Preto (campeão mundial de capoeira) -- reconhecidas como personalidades na área que atuam.

A exposição foi contemplada pelo Proac (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Ela faz parte do projeto “Ônix – Personalidades e Griots do Vale do Paraíba”, que conta com vivências e oficinas virtuais que objetivam aproximar a população de temas importantes para a valorização da cultura negra no Vale do Paraíba.

Organizada pelo NACD (Núcleo de Ação Cultural Descentralizada) - Centro da Juventude, a exposição faz parte do projeto Pontos de Vista, ação permanente de exposições de artes visuais, realizada na Casa de Cultura.

 

Acesse a exposição:

Até o dia 5 de junho

https://www.360up.com.br/tourvirtual/onix/

 

Acesse os vídeos:

Dia 13/05, 19h

https://www.youtube.com/playlist?list=PLbJvAQ1jz4BnINIArt0i4Kd4KVu0nJZcd

 

 

Publicado em: 11/05/2021

Relatório de Gestão

Programação

Links