Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Como acontece mensalmente, um grupo de moradores do bairro Campos de São José (região leste da cidade) que faz parte do Projeto Ecomuseu Campos de São José, se reunirá mais uma vez neste sábado (9), das 10h às 14h, para realizar a Feira de Saberes e Fazeres – Trecos e Tarecos. A atividade é aberta ao público e realizada no Parque Alambari (Avenida Antônio da Costa Nunes, s/nº, Campos de São José.), com exposição e venda de produtos artesanais e culinários, feitos pelos próprios integrantes do grupo.

“O objetivo maior da feira não é obter renda com a venda dos produtos, mas sim estimular o morador a mostrar um pouco da sua sabedoria e do seu patrimônio cultural, identificados quase sempre nas rodas de conversa realizadas semanalmente”, explica a coordenadora do Projeto Ecomuseu Campos de São José, Maria Siqueira Santos. “São nestes encontros que também discutimos como a feira será realizada e divulgada”, ressalta.

O projeto alterou a rotina de muitos moradores, principalmente dos que estão envolvidos diretamente com as principais atividades. São trabalhadores, donas de casa, estudantes e idosos que colocam o seu patrimônio cultural à disposição de um bem comum. Na opinião de Sérgio Ricardo Sena da Silva (48 anos), há 17 anos morando no bairro, “os moradores também estão mais conscientes do seu papel como cidadão”, enfatiza. 

 

Patrocínio, apoio e iniciativa

Em março o Projeto Ecomuseu Campos de São José, que tem patrocínio da Petrobras, completou um ano de existência, envolvendo 210 famílias (300 pessoas) em atividades como seminários, rodas de conversa, vivências, feiras, visitas e participação em eventos organizados por outras instituições que atuam no bairro.

A iniciativa do projeto é do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) e seu objetivo é identificar e fortalecer o patrimônio cultural dos moradores. O projeto ainda tem apoio da Prefeitura de SJC, Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), Museu do Folclore de São José dos Campos, Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (Abremc) e Comissão Nacional de Folclore. 

Informações: (12) 99633-5597, www.ecomuseusjc.blogspot.com.br ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Programação



 

Links