Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Estão abertas as inscrições para o curso ‘Cultura Popular e Educação’, com o professor e antropólogo Carlos Rodrigues Brandão. Elas podem ser feitas pelo site do museu (www.museudofolclore.org) até o dia 11 de maio. Essa atividade é gratuita e dirigida, principalmente, a educadores, profissionais e estudiosos da cultura popular.

O curso será realizado pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, na sexta-feira (13), das 8h às 12h e das 13h30 às 15h30, no auditório da Fundação Cultural Cassiano Ricardo - FCCR (Av. Olivo Gomes, 100 – Pq. da Cidade).  

Carlos Rodrigues Brandão é atualmente, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor visitante sênior da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua principalmente nas áreas de educação, educação popular, cultura e religião. É graduado em psicologia, mestre em antropologia e doutor em ciências sociais.

O professor também é autor do 19º volume da Coleção Cadernos de Folclore, publicação editada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil responsável pela gestão do Museu do Folclore. Esta e outras 15 obras de sua autoria podem ser encontradas na biblioteca do museu.

 

Lançamento

 

O curso também marcará o lançamento de um novo projeto do Museu do Folclore, ‘Sabedoria Popular: Um Sopro da Natureza’, destinado a alunos de 8 a 12 anos de idade de escolas públicas e privadas da região. Por meio de atividades desenvolvidas no Parque da Cidade, os alunos conhecerão elementos da natureza que fazem parte da cultura popular, nas áreas de medicina e culinária, arte e artesanato e ofícios. As visitas serão realizadas em quatro etapas, num período de um mês.

“O projeto visa proporcionar aos alunos experiências práticas, sensoriais, reflexivas e afetivas sobre folclore e cultura popular, utilizando como instrumento de mediação a exposição permanente do Museu do Folclore e, principalmente, o Parque da Cidade e seu acervo natural de plantas, árvores, frutos e sementes. A ideia é que as experiências estimulem o diálogo sobre os saberes populares desenvolvidos a partir da vivência, observação do meio e a transmissão oral”.

As escolas interessadas em participar do novo projeto já podem fazer inscrições pelo telefone 3924-7354.

 

Semana Nacional de Museus

 

O novo projeto registra a participação do Museu do Folclore na 14ª Semana Nacional de Museus, de 17 a 20 de maio, com o tema ‘Museu e Paisagens Culturais’. A semana é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e este ano contará com a participação de 1.236 museus e instituições culturais brasileiras, que promoverão cerca de 3.700 diferentes atividades. A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). 

 

 

Programação



 

Links