Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos inicia nesta terça-feira (17), a partir das 9h,  um novo projeto, ‘Saber Popular: Um Sopro da Natureza’, destinado a alunos de 8 a 12 anos de idade de escolas públicas e privadas da região. A iniciativa marca a participação do Museu do Folclore nas atividades da 14ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 17 a 20 de maio com o tema ‘Museu e Paisagens Culturais’.                

O novo projeto tem como foco a sabedoria popular manifestada na arte, no artesanato e ofícios, na culinária e na medicina, a partir do acervo de árvores, frutos, folhas e sementes do Parque da Cidade. Serão desenvolvidas experiências práticas, sensoriais, reflexivas e afetivas, utilizando o Parque da Cidade e a exposição permanente do Museu do Folclore como instrumentos de mediação.

As atividades serão realizadas em quatro etapas num período de um mês ou podem ser agendadas de acordo com a disponibilidade de cada escola. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone 3924-7354. “A intenção é estimular o diálogo sobre os saberes populares a partir da vivência, observação do meio e a transmissão oral”, explica Francine Maia, gestora do Museu do Folclore.

 

Semana Nacional de Museus

A 14ª Semana Nacional de Museus é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e este ano contará com a participação de 1.236 museus e instituições culturais brasileiras, que promoverão cerca de 3.700 diferentes atividades. A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). 

O Museu do Folclore fica na Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.

 

 

Programação



 

Links