Fundação Cultural Cassiano Ricardo

 

O joseense João Bosco Rangel da Silva, de 54 anos, será o responsável pela montagem do presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos (Av. Olivo Gomes, 100 - Parque da Cidade). Ele pretende começar a montar o presépio já no próximo fim de semana e quer aproveitar inclusive o feriado desta terça-feira (15) para dar uma boa adiantada no serviço.

O presépio será aberto em 4 de dezembro, às 14h30, com a presença de grupos de Folias de Reis. A data também marcará o início do Ciclo de Natal no Museu do Folclore, período que se estenderá até 31 de janeiro de 2017. Neste intervalo o presépio ficará aberto para visitação da comunidade.

João Bosco quer dar uma característica o mais natural possível ao presépio que vai montar. Para isso ele pretende utilizar recursos naturais que estejam disponíveis no Parque da Cidade, além de peças do acervo do Museu do Folclore. João Bosco vai contar com a ajuda da esposa e uma das filhas para a montagem.

Tradição familiar

João Bosco faz parte de uma família de dez irmãos (seis homens e quatro mulheres), em que montar presépio sempre foi uma tradição. “Eu e meus irmãos crescemos vendo e ajudando minha mãe, Jandira de Moura Silva, a montar o presépio e foi assim que eu aprendi a gostar disso. Hoje, minha esposa e meus três filhos também me ajudam a montar lá em casa”, diz ele.

Religioso, João Bosco conta que também já montou presépios nas igrejas de São Judas Tadeu (Jardim Paulista) e São Benedito (Vila Industrial). Além da tradição cultural, a montagem do presépio tem um significado religioso para João Bosco. “Nossa família é muito religiosa e o presépio faz parte de nossas vidas”, ressalta. João Bosco é técnico em artes gráficas e trabalha na Prefeitura.

Mais informações: (12) 3924-7318 ou pelo site www.museudofolclore.org

 

 

Programação



 

Links