O projeto ‘Histórias e Memórias, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, desenvolvido pelo Arquivo Público do Município, virou programa quinzenal e estreia nesta sexta-feira (7), às 12h, pela TV Câmara.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Câmara Municipal de São José dos Campos. A nova série, gravada e editada pela TV Câmara, ampliará o alcance do conteúdo e a preservação da memória oral da cidade.

Depoimentos

O programa tem depoimentos de pessoas que vivenciaram diversas fases e aspectos da cidade, como o período sanatorial, a arquitetura modernista e o planejamento urbano na década de 80.

A primeira edição do programa apresenta entrevista com o engenheiro Vitor Chuster. No segundo e terceiro programas, os entrevistados serão, respectivamente, o arquiteto Ricardo Veiga e a professora de música Yara Nunes Galvão, neta do médico Mário Nunes Galvão.

Parceria importante

Para a responsável pelo Arquivo Público, a importância da história oral está em conhecer a visão de mundo de uma pessoa em uma determinada época, formada a partir do relacionamento com diferentes grupos, pois nem tudo está nos documentos que guardamos.

O presidente da Câmara comentou que, assim como já acontece com o projeto Pró-Memória, essa nova parceria objetiva resgatar a memória de São José por meio do relato dos próprios moradores. E preservar a memória é fundamental para garantir a identidade da cidade.

Para o presidente da FCCR é de suma importância a parceria para um programa educativo. Segundo ele, a iniciativa valoriza ainda mais o trabalho de salvaguarda a história da cidade, que vem sendo desenvolvido pelas duas instituições há um bom tempo.

O programa será reprisado na sexta e no domingo às 15h30 e ao longo da programação. A TV Câmara pode ser assistida pelo canal 7 da NET e 9 da Vivo TV.

Quem não é assinante das operadoras também pode assistir pelo site oficial do Legislativo (http://www.camarasjc.sp.gov.br/) ou pelo aplicativo disponível para iOS e Android.

Programação FCCR