Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Casa de Cultura Rancho do Tropeiro terá uma programação especial este mês, em comemoração ao patrono do espaço, o joseense Ernesto Vilela, ao Dia do Folclore (22) e aos 140 anos do distrito de Eugênio de Melo, onde está situada. A programação tem uma exposição de artesanato no período de 7 a 31 e outros eventos específicos nos dias 24, 25, 26 e 31.

A exposição é do artista Benedito Donizetti, composta por obras em madeira e cabaça, como brinquedos, galinhas d’Angola e outras peças. “Eu sempre quis mostrar o meu trabalho e busco me aprimorar para que as pessoas apreciem o artesanato que faço”, afirma Benedito. A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 17h.

As demais atividades da programação especial incluem apresentação do coral da Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer (dia 24), celebração de uma missa afro-brasileira (dia 25), apresentação do grupo Moçambique Esperança (dia 26), apresentação do grupo Folclore e Dança de São Gonçalo (dia 26) e um encontro coletivo com o grupo de literatura Litheratrupe.

 

Patrono

Ernesto Villela nasceu em São José dos Campos em 24 de agosto de 1916. Foi trabalhador rural, contador de histórias e mestre de calango – manifestação popular que envolve canto e dança, com versos improvisados em forma de desafio.

 

História

O distrito de Eugênio de Melo comemora 140 anos no dia 28. No século XIX, o local era chamado de Vila de Nossa Senhora dos Cafezais e tinha grande importância na participação da economia do município, por conta do cultivo e da exportação de café. Em 1877, foi construída a estação ferroviária para viabilizar a comercialização das safras, o que transformou o local em distrito.

 

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Vilela
Rua Ambrósio Molina, 184, Eugênio de Melo

(12) 3905-1855

 

Programação FCCR

Links