Foto: Paulo Amaral  / FCCR

A escritora e memorialista Madalena Fernandes Gil, moradora no distrito de Eugênio de Melo há 72 anos, realiza durante este mês, na Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Vilela, uma série de contação de histórias e crendices, a maioria ligada ao folclore da região do Vale do Paraíba.

A atividade é aberta ao público e acontece nos dias 14, 18, 21 e 25 – às 13h, 14h e 15h; e 16, 17, 23 e 24 – às 8h, 9h e 10h, como parte da programação especial da casa de cultura, que em agosto homenageia o patrono e mestre Ernesto Vilela, além de comemorar o Dia do Folclore (22) e o aniversário do distrito, que completa 140 anos.

“Minha família é daqui e eu fico muito feliz em poder passar meu conhecimento para os mais novos. Desde pequena, quando meu avô era dono de uma fazenda aqui no distrito, que eu ouço essas histórias e espero que sejam importantes também para mais pessoas”, diz Madalena Gil.

A escritora já foi gestora da Casa de Cultura Rancho do Tropeiro e ao longo da sua trajetória reuniu um importante acervo documental sobre a história do distrito de Eugênio de Melo, local em que constituiu sua família e eternizou suas raízes. Madalena Gil já publicou cinco livros (dois infantis, dois de poesias e um sobre lendas).

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela
Rua Ambrósio Molina, 184 – Eugênio de Melo