Fundação Cultural Cassiano Ricardo

‘Que é o poeta? Um homem que trabalha o poema com o suor do seu rosto, um homem que tem fome como qualquer outro homem’. O trecho é do poema Poética, do livro Jeremias Sem-Chorar, do escritor e poeta joseense Cassiano Ricardo, que mais uma vez será o centro das atenções da Semana Cassiano Ricardo, que este ano chega à sua 51ª edição. A data marca 50 anos de realização do evento e 80 de quando o escritor ingressou na Academia Brasileira de Letras (ABL). 

Realizada anualmente pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, a semana acontece de 18 a 22 de outubro com uma programação diversificada, focada na vida e obra do escritor. Durante cinco dias será possível acompanhar debates, palestras, encontro literário, noite de autógrafos, premiação, intervenção teatral, gincana, apresentações musicais e visitar uma exposição sobre o poeta no Museu Municipal. A abertura acontece no auditório do Museu Municipal, às 19h30.

Entre os convidados estão o jornalista e escritor Roberto Wagner de Almeida, principal incentivador da criação da Semana Cassiano Ricardo e autor da recente obra ‘Entre o Zero e o Nada’, seu primeiro livro de poesias, algumas escritas na época em que foi amigo de Cassiano Ricardo. Roberto Wagner será homenageado com o Troféu Cassiano Ricardo. Regina Célia Ricardo, neta de Cassiano Ricardo, também participará de uma das mesas de debate.  

Outros nomes como do jornalista Ricardo Soares, bastante conhecido como um dos criadores e primeiro apresentador do programa Metrópolis, da TV Cultura; dos arquitetos José Zanine Caldas Filho e Alexandre Penedo, da jornalista Fabiana Pupio e do documentarista Fabrício Grellet, também fazem parte da programação.

As mesas de debate serão mediadas pelo jornalista, há 33 anos, Júlio Ottoboni, que também colaborou para organização da programação. Ottoboni estuda o poeta Cassiano Ricardo desde os anos 80, quando publicou a coletânea temática ‘A Flauta Que Me Roubaram’. “Acreditamos que estes debates poderão nos revelar novas facetas sobre a vida e a obra de Cassiano Ricardo, proporcionando um rico momento de reflexão para todos nós”, enfatiza Ottoboni.

Parcerias importantes

A edição deste ano da Semana Cassiano Ricardo também traz como novidade a parceria com a Academia Joseense de Letras e a Secretaria de Educação da Prefeitura de São José, que estarão diretamente envolvidas em dois momentos distintos da programação, onde alunos de escolas municipais poderão conhecer, de maneira lúdica e didática, a obra do poeta.

Para a presidência da Fundação Cultural, realizar um evento de extrema importância como a Semana Cassiano Ricardo, significa contribuir para que, cada vez mais, as pessoas conheçam a vida e a obra deste importante escritor e poeta nascido em São José dos Campos. Também como parte dessa contribuição, durante o evento a Fundação Cultural apresentará um novo layout do hotsite sobre Cassiano Ricardo.

Com exceção do debate marcado para o dia 20, às 14h, no auditório do Museu Municipal, envolvendo alunos de escolas municipais, as demais atividades da programação são abertas ao público e não necessitam de ingressos.

A programação completa da semana você confere aqui

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7346

Programação FCCR

Links