Fundação Cultural Cassiano Ricardo

 

São José dos Campos recebe de sexta a domingo (dias 27, 28 e 29) a 1ª Feira de Cultura Indígena do Vale do Paraíba, que contará com a presença de diferentes povos indígenas. A feira terá manifestações de dança, canto, contação de histórias, roda de conversa e venda de produtos artesanais indígenas.

No dia 27, das 10h às 16h, as atividades serão concentradas no campus da Unifesp, no Parque Tecnológico, e nos dias 28 e 29, das 9h às 19h, no Pavilhão Gaivotas, no Parque da Cidade. Também no domingo (29), das 14h às 17h, alguns integrantes do grupo participarão do Projeto Museu Vivo, do Museu do Folclore, nas áreas de artesanato e música.

O evento é promovido pela organização não governamental Opção Brasil, com apoio da Prefeitura de São José, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Museu do Folclore e Centro de Estudos da Cultura Popular. A feira teve uma primeira etapa iniciada no dia 22, em Jacareí, onde será encerrada nesta quarta-feira (25). Na quinta (26) a programação se repete em Santa Branca.

A ONG Opção Brasil realiza um trabalho que dialoga com a cultura indígena (Programa Índios na Cidade) nas regiões do ABC Paulista e de Campinas. Feiras como esta do Vale do Paraíba já ocorre em São Caetano do Sul desde 2014 e em Campinas desde 2016.

Visibilidade

Segundo Marcos Aguiar, responsável pela Opção Brasil, a feira é resultado de um programa desenvolvido junto aos povos indígenas que vivem no meio urbano. “Além de dialogar de forma ampla e permanente a cultura indígena, a feira visa demonstrar à sociedade o indígena como ele é e não como ela quer que ele seja”. Marcos é indigenista e trabalha com os indígenas que vivem em contexto urbano há mais de 19 anos.

Além dos territórios indígenas do povo Guarani MByá, existentes entre Bertioga e Ubatuba, o Vale do Paraíba possui mais de 15 povos indígenas diferentes vivendo em, praticamente, todas as cidades da região, como os Terena em Jacareí, os Baré e Pankararu, em São José dos Campos, os Munduruku, em Lorena, os Guarani Kayowá, em Caçapava, os Karri Xocó, de Caraguatatuba, os Pataxó, de Ubatuba, e os Kapinawá, de Ilha Bela.

Endereços

Unifesp São José dos Campos: Av. Cesare Mansueto Giulio Lattes, 1201 – Parque Tecnológico – Eugênio de Melo
Parque da Cidade: Av. Olivo Gomes, 100 - Santana

 

Programação



 

Links