Nilton, malabarista de 42 anos, é um dos oito aprovados pelo projeto. Foto: Paulo Amaral/FCCR.

“Conheci o malabarismo quando ainda era vendedor ambulante, nas ruas de outra cidade aqui da região, onde fiz novas amizades e comecei a trabalhar como artista de rua. Sempre gostei de arte, desde criança estive envolvido com música, mas aí consegui me achar de verdade. Nesse contato, peguei a base de três bolas e fui aprendendo”.

É assim que Nilton César, 42 anos, conta como optou pela sua nova atividade profissional, antes considerada ilegal pela Prefeitura, pela forma como era exercida, junto aos semáforos, oferecendo riscos para ele, motoristas e pedestres.

Agora, amparado por lei municipal, Nilton faz parte de um grupo de oito artistas do Projeto Arte nas Ruas, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que desde setembro vem realizando intervenções artísticas em lugares indicados pela instituição.

Nos últimos dois meses (setembro e outubro) o grupo já realizou mais de 70 intervenções artísticas em escolas, feiras-livres, parques e casas de cultura da Fundação Cultural. Para novembro estão agendadas mais de 40 intervenções na cidade (confira a programação abaixo).

As intervenções programadas incluem malabares com bolinhas, bastões e fogo, malabares ‘devil stick’, acrobacias, pernas de pau e música ao vivo, malabarismo e dança com bambolê, malabares com aros, claves, diabolô, ‘flower stick’, contato, gira-bola no dedo, equilíbrio no ‘rola-rola’ e dança.

Artistas profissionais

Ronny Cristian, 21 anos, também faz parte do grupo de artistas. Além do malabarismo, o rapaz tem contato com outros tipos de arte e atua com a música e a dança. “Conforme fui conhecendo a arte, ela foi se introduzindo mais na minha vida, mas conheci o malabarismo com uma amiga que dava aulas dessa habilidade na Prefeitura de Osasco”.

Ele conta que, depois de passar três dias lecionando com a professora, começou a praticar e depois foi conhecendo novos artistas. Em 2015 o jovem começou a atuar nos semáforos. “Os artistas desse grupo são todos muito profissionais. Todos que param para assistir nos acolhem muito bem, com muitos sorrisos e de forma calorosa. Já somos até conhecidos das crianças”, ressalta.

‘Apresentador’ do grupo

Cumprindo papel de ‘apresentador’ dos artistas de rua, Edilson Pereira, 34 anos, também é um dos integrantes do projeto. “Sou ator e artista circense, comecei aqui mesmo, na Fundação Cultural, por meio do Projeto Arte nos Bairros, com a oficina de teatro, em 2010. Depois comecei a participar de uma companhia de circo e hoje faço parte do ‘Arte nas Ruas’”.

O Projeto Arte nas Ruas é uma iniciativa da Prefeitura de São José e foi colocado em prática pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, visando valorizar e oferecer melhores condições de trabalho para os artistas de rua. O grupo atual foi formado a partir da aprovação de cada um em edital lançado pela instituição no mês de agosto deste ano.

Programação de novembro

Dia 8 – 19h30: Feira Noturna do Parque da Cidade.

Dia 9 – 13h: Escola Estadual Olímpio Catão; 19h: Bar de Quinta no Centro Cultural Clemente Gomes.

Dia 10 – 17h30: Sala de Leitura Reginaldo Poeta (Parque Vicentina Aranha).

Dia 11 – 14h: Conexão Juventude – São Francisco Xavier; 14h: Casa de Cultura Flávio Craveiro; 17h: Estação Eugênio de Melo; 17h30: Sala de Leitura Reginaldo Poeta.

Dia 12 – 10h: Feira de Santana; 15h: Parque da Cidade.

Dia 15 – 14h: Parque da Cidade; 19h30: Feira Noturna do Parque da Cidade.

Dia 16 – 9h: Feira do Putim; 19h: Bar de Quinta no Centro Cultural Clemente Gomes.

Dia 17 – 14h: Centro da Juventude; 19h: Feira Noturna do Satélite.

Dia 18 – 9h: Museu de Arte Sacra

Dia 19 – 09h: Casa de Cultura Flávio Craveiro; 15h: Parque da Cidade.

Dia 22 – 19h30: Feira Noturna do Parque da Cidade; 20h: Forró Lado B.

Dia 23 – 19h: Bar de Quinta no Centro Cultural Clemente Gomes.

Dia 24 – 17h30: Sala de Leitura Reginaldo Poeta.

Dia 25 – 9h: Museu de Arte Sacra; 14h: Conexão Juventude (Praça Ulisses Guimarães - Jardim Aquarius); 14h: Casa de Cultura Flávio Craveiro; 15h: Centro da Juventude.

Dia 26 – 10h: Feira de Santana; 14h: Praça Ulisses Guimarães – Jd. Aquarius.

Dia 28 – 19h: Centro da Juventude.

Dia 29 – 19h30: Feira Noturna do Parque da Cidade; 20h: Forró Lado B.

Dia 30 – 18h30: Centro da Juventude; 19h: Bar de Quinta.

Programação FCCR