Fundação Cultural Cassiano Ricardo


Saída do bloco Pirô Piraquara 2017. Foto: Paulo Amaral/FCCR.

Na próxima quinta-feira (8), a partir das 18h, o mais antigo bloco carnavalesco de São José dos Campos, o Pirô Piraquara, abrirá oficialmente o Carnaval joseense. Há 30 anos o bloco vem arrastando os foliões pelas ruas centrais da cidade, mostrando que a espontaneidade e a descontração comandam a sua história. Afinal, nesta época do ano o que todos querem é se divertir e estar ou não fantasiado, é apenas um detalhe.

E como tem acontecido nos últimos anos, o Pirô Piraquara será acompanhado de muitas outras atrações, como do 2º Encontro de Bonecões do Vale do Paraíba, com a participação de bonecões das cidades de Monteiro Lobato (6), Paraibuna (5) e Caçapava (4 – ‘Bonecões da Mantiqueira’). Eles se somarão aos 19 bonecões do próprio Pirô e mais 30 do Grupo Piracema, também de São José dos Campos.

Também se juntarão ao desfile 40 ritmistas (adultos e jovens) do Projeto Batucando – Formando Talentos, do Instituto Batucando, de Santa Branca. O instituto existe desde 2009 e o projeto foi criado em 2011, realizando oficinas arte educativas de ritmo, percussão, música e danças folclóricas regionais, grafites e multimídia.

Ainda farão parte do desfile do Pirô na quinta-feira o bloco da Associação dos Servidores Municipais (Assem) e os grupos ‘Mistura da Raça’ (Jongo), ‘Maracatu no Parque (Maracatu) e Piracema. A animação dos participantes ficará por conta da Banda de Santana e da dupla Blau e Kardec. 

Concentração e trajetos

A concentração do Pirô na quinta-feira está marcada para às 17h na Praça Afonso Pena. O bloco fará o seguinte percurso: saída da Praça Afonso Pena, Rua Rubião Júnior, Av. São José, Rua Coronel Madeira, Av. João Guilhermino, Nelson D’Ávila e chegada na Praça Afonso Pena (dispersão).

O bloco volta a sair no sábado (10) da Travessa Chico Luiz (concentração), passando pela Rua Sebastião Humel, Rua Vilaça, Rua Coronel Monteiro, Av. São José e Praça Afonso Pena (dispersão).

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Av. Olivo Gomes, 100 - Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7300/7341

Programação



Links