Fundação Cultural Cassiano Ricardo

As festas do Divino, realizadas no distrito de Eugênio de Melo, entre os anos de 81 e 91, são tema de uma exposição audiovisual montada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo na Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Vilella. As imagens são de festas realizadas na fazenda da tradicional família Sattelmayer e podem ser vistas em 30 fotos (tamanho 21cm x 29,7cm) e dois vídeos.

A intenção da Fundação Cultural, ao montar esta exposição, foi possibilitar que os moradores do distrito se recordem das festas do Divino realizadas naquela época, além de estimular a participação dos mais jovens na manifestação religiosa e convidar os visitantes a identificarem pessoas conhecidas nas fotos e vídeos. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 22h, e a entrada é franca. 

Apresentação de alunos

Como no ano passado, um grupo de alunos da oficina de viola caipira, da Casa de Cultura Rancho do Tropeiro, se apresentará no encerramento da Festa do Divino, dia 20, às 12h, na Igreja Imaculada Conceição. “Serão 18 alunos se apresentando e isto é muito importante para eles, pois dá visibilidade e traz segurança”, explica o coordenador de música da igreja, Marcelo Moreira de Assis.

A Festa do Divino é realizada sete semanas depois do Domingo de Páscoa, no Dia de Pentecostes, para comemorar a descida do Espírito Santo sobre os doze apóstolos. Essa tradicional festa do folclore brasileiro é uma mistura de manifestações religiosas e profanas.

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela
Rua Ambrósio Molina, 184 – Eugênio de Melo

(12) 3905-1855

 

Programação

Links