Marcando um novo momento do Museu Municipal de São José dos Campos, que passou a ocupar integralmente o prédio onde já funcionou a Câmara Municipal (centro), a Fundação Cultural Cassiano Ricardo inaugura na próxima terça-feira (15), às 19h30, a exposição de longa duração ‘Arte Viva’, que ficará aberta ao público até outubro.

A exposição é composta, sobretudo, por obras da década de 1960, do acervo do próprio museu e também de coleções particulares, do período da Escola de Belas Artes e do Ateliê Livre de Pintura, dois pontos marcantes da história da arte no município. Ao todo, cerca de 70 trabalhos (entre pinturas, desenhos e escultura) de 43 artistas fazem parte da exposição, além de documentos, jornais, catálogos, convites, recibos de premiações, desenhos e esboços originais.

Entre os artistas que terão seus trabalhos expostos estão Tatiana Blass, Tereza Nazar, Mônica Nador, Régis Machado, Maria Bonomi, Alex Flemming, Maria Aparecida Ferigoli, Iracy Puccini, Tuneu, Edith Reinhart, Décio Soncini, Johann Gutlich, Nelson Quaresma, Luigi Zanotto, Claudionor Itacarambi, Luiza Irene Galvão, Sósthenes, Swoboda e outros.

Dividida em três salas temáticas, a história da arte e da cidade se misturam. Dois destes espaços serão destinados a homenagear os artistas Johann Gütlich, professor gestor da Escola de Belas Artes e reconhecido internacionalmente por seu trabalho artístico; e Estevão Nador, coordenador do Ateliê Livre de Pintura e adepto ao movimento concretista.

Curadoria e Expografia

Com curadoria de Pitiu Bomfin e projeto expográfico de Célia Barros, a exposição convida o público a conhecer o passado da cultura joseense, dando visibilidade a esse período marcante da arte, não só para São José dos Campos, mas também para a região do Vale do Paraíba.

“Expor o acervo de artes plásticas do Museu Municipal é um acontecimento inédito e importante. É o reconhecimento de um passado glorioso nas artes plásticas da cidade. Mostrar este acervo é resultado do trabalho de inúmeros colaboradores, mas principalmente um compromisso da Fundação Cultural em garantir o direito de acesso ao patrimônio cultural preservado”, explica Pitiu.

A distribuição das obras nas salas não pretende reforçar qualquer classificação artística e sim lançar a diversidade como a grande riqueza do acervo, reflexo de um grande momento das artes plásticas na nossa cidade.

“Temos, portanto, um percurso plural desenhado pela artista plástica Célia Barros, que nos aproxima da multiplicidade das novas proposições artísticas, uma convivência sem dificuldades que preserva suas especificidades neste prédio histórico construído na década de 20 do século passado”, conclui a curadora.

Nova Fase

A exposição faz parte de uma série de ações que vêm contribuindo para uma nova fase do Museu Municipal, que passa a ser um espaço destinado a exposições artísticas e atividades voltadas à arte, como o curso de História da Arte, que será realizado aos sábados, entre os dias 19 de maio e 16 de junho, e um de formação para mediação de artes visuais em exposições, destinado a professores de Artes da Prefeitura, nos dias 22 e 24 de maio.

Para receber a atual exposição e outras mostras de longa duração e também temporárias, o prédio onde está instalado o Museu Municipal passou recentemente por uma revitalização e adequações específicas, como projeto de iluminação adequado para exposições, com trilhos eletrificados e lâmpadas de led. O espaço possui ainda um auditório com 120 lugares, onde serão realizados os cursos e outras atividades culturais.

O prédio foi construído entre os anos de 1926 e 1927, com projeto arquitetônico do argentino Maurício Erro, e faz parte de uma lista de patrimônios culturais preservados, conforme decisão do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac). O local já abrigou o Instituto de Educação João Cursino e a Câmara Municipal.

Setor Educativo

A equipe do museu também foi reestruturada e hoje conta com um Setor Educativo bilíngue, preparado para receber grupos escolares. As visitas em grupos devem ser agendadas junto a este setor, pelos telefones 3921-7587 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A exposição poderá ser visitada de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h, com entrada gratuita.

Museu Municipal de São José dos Campos
Praça Afonso Pena, 29 – Centro