Fundação Cultural Cassiano Ricardo


Raquel Aranha, curadora do festival que irá ministrar também uma vivência. Foto: Divulgação

Difundir e tornar mais popular a música de câmara (vertente da música erudita) em São José dos Campos, são objetivos do Musivale – Festival de Música de Câmara, que acontece no município, de 20 a 26 de agosto, com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e outras instituições. A realização da Pot-Pourri Produção Cultural e toda a programação é gratuita.  

O festival também tem apoio do Centro Ambiental Edoardo Bonetti (CAEB), da Sociedade de Cultura e Educação Musical (Socem) e da Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC), gestora do Parque Vicentina Aranha.

Para a musicista Raquel Aranha, curadora do Musivale, o festival fomenta a cultura e o conhecimento. “A programação tem apresentações de qualidade e é acessível ao público. Além de poder apreciar a arte compartilhada por especialistas, o festival também proporcionará um conhecimento, muitas vezes, de difícil acesso”, enfatiza. 

 

Programação

 

Dia 20 (segunda), 20h: Casa de Cultura Tim Lopes

Vivência de Dança Renascentista: Curso livre e vivência de dança renascentista, ministrado pelo professor e mestre Mário Orlando, que abordará as danças castelãs e populares, como pavanas, branles, gavottes e country-dances. Para participar da atividade é preciso ter no mínimo 10 anos e não é necessário nenhum pré-requisito ou inscrição.

 

Dia 21 (terça), 20h: Museu Municipal

Apresentação Musical Renascentista: Concerto de música renascentista (tradicionalmente de 1400 a 1600), recriando a sonoridade da Idade Média e do Renascimento, com o conjunto Música Antiga, da Universidade Federal Fluminense (UFF), formado por mestres e doutores e há 30 anos realizando apresentações do gênero. Inscrições a partir do dia 19, pelo site da Fundação Cultural.

 

Dia 22 (quarta), às 18h: Centro Cultural Clemente Gomes e Dia 23 (quinta), às 18h: Casa de Cultura Chico Triste

Vivência de Dança Barroca: Introdução à linguagem escrita e gestual das danças barrocas. Serão estudados passos e movimentos de mãos e braços que caracterizam o estilo na dança, abordando a relação entre música e dança, além de ensinar como ler uma partitura coreográfica dos mestres de dança franceses e recriar danças do barroco. Ministrada pela professora e doutora Raquel Aranha, colaboradora no Centro de Documentação Musical do Vale do Paraíba. Atividade coletiva voltada a bailarinos e atores de todas as idades.

 

Dia 25 (sábado), 11h: Igreja São Benedito

Palestra, lançamento de livro e exposição de gravuras: Palestra e lançamento da tradução do livro Il Corago (em português, O Corego), manuscrito italiano do século XVII sobre as representações cênico-musicais, traduzido e organizado por Ligiana Costa, musicóloga, compositora e cantora (especializada em canto barroco). Exposição de gravuras do doutor George Gütlich (que ilustra o livro).

 

Dia 26 (domingo), 18h: Parque Vicentina Aranha (Capela Sagrado Coração de Jesus)

Concerto de Música Barroca: Com repertório de obras sacras e profanas de compositores consagrados do período barroco europeu, atuantes nos principais centros de difusão cultural da época, executado pelo grupo Affetti Musicali (Orquestra de Câmara Barroca) e solistas Cláudia Habermann (soprano) e Fábio Maciel (tenor), especialistas no canto barroco.

 

Centro Cultural Clemente Gomes
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7341 

Casa de Cultura Tim Lopes
Av. Ouro Fino, 2520 – Bosque dos Eucaliptos

(12) 3917-1612

Casa de Cultura Chico Triste
Rua Milton Cruz, s/nº – Vila Tesouro

(12) 3929-7559

Igreja São Benedito
Largo São Benedito, s/nº – Centro

(12) 3923-4417

Museu Municipal
Praça Afonso Pena, 29 – Centro

(12) 3921-7587

Parque Vicentina Aranha
Rua Eng. Prudente Meirelles de Moraes, 302 – Vila Adyana

(12) 3911-7090

Publicado em: 10/08/2018

Programação



Links