Fundação Cultural Cassiano Ricardo


Foto: Hugo Cabral

Como acontece em toda edição do Festivale, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo convida especialistas da área teatral para que, a cada espetáculo apresentado, seja realizada uma crítica a respeito. O procedimento é usual nos maiores festivais do gênero e tem como objetivo propagar a reflexão sobre um espetáculo e dar um retorno para os grupos diante de uma opinião isenta e técnica dos trabalhos apresentados durante o festival.

Para os grupos selecionados a crítica é muito importante e, às vezes, passam a fazer parte do currículo das companhias. O 33º Festivale selecionou 34 espetáculos para fazer parte da programação e 25 deles passarão pelo crivo de três críticas: Priscila Gontijo, Júlia Guimarães e Simone Carleto.

Os textos críticos são disponibilizados após cada peça apresentada e podem ser acessados no próprio site da Fundação Cultural.

Perfis:


As críticas do 33° Festivale: Júlia Guimarães, Priscila Gontijo e Simone Carleto.

Júlia Guimarães: É pesquisadora, professora, crítica teatral e jornalista. Atualmente, realiza pós-doutorado em Artes Cênicas na UFMG, onde atua como professora colaboradora. É também membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro, AICT-IACT.

Priscila Gontijo: É escritora, dramaturga, roteirista e pesquisadora. Formada em Letras – Literatura Portuguesa e Literatura Francesa pela Pontifícia Universidade Católica, atualmente é mestranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP.

Simone Carleto: Artista pedagoga, mestre e doutora em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Atriz do Canhoto Laboratório de Artes da Representação (2001 a 2008). Autora de ensaios e artigos nas áreas de pedagogia, crítica e interpretação teatral.

O Festivale é uma realização da Prefeitura de São José e acontece anualmente sob gestão da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que este ano conta com o apoio da Associação para Fomento da Arte e da Cultura (AFAC), Parque Vicentina Aranha, Sesi São Paulo/São José dos Campos, Fundo Social de Solidariedade e Jovem Pan. 

Fundação Cultural Cassiano Ricardo (Sede)
Av. Olivo Gomes, 100 - Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7300/7341

Programação




Links