Fundação Cultural Cassiano Ricardo


O método oriental 'Kokedama' consiste em cultivar plantas em uma bola compacta de terra. Foto: Divulgação

Cultivar plantas também é uma forma de manifestação cultural e fortalece a ideia de desenvolvimento sustentável, defende a arte-educadora Angela Tutti, que conduzirá nos dias 17 e 19 deste mês, às 14h, uma oficina de cultivo de plantas. A atividade é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, voltada para crianças com idade a partir dos cinco anos, e acontecerá na Casa de Cultura Chico Triste (região leste), com o nome de ‘Primavera do Chico’. 

As crianças aprenderão como cultivar plantas em uma bola compacta de terra, (método oriental conhecido como ‘Kokedama’), que será envolvida em sacos de cebola (pedaços) e malhas de ráfia (espécie de planta cujas fibras são resistentes), para fixar e proteger sua forma. Para o plantio e cultivo serão utilizadas duas espécies de plantas: as que necessitam de muita água e as que são cultivadas de forma seca. Depois da atividade, as crianças poderão levar as mudas para a casa.

“O ser humano é parte da natureza e é de sua responsabilidade cuidar dela. O cultivo de plantas para as crianças abre o seu micromundo e cria a responsabilidade de pertencimento ao meio ambiente. A educação é o movimento ativo da cultura. Por meio dela, é garantido o conceito de sustentabilidade, o que faz com que isso seja olhado, pensado e exercitado”, enfatiza Angela Tutti.

Casa de Cultura Chico Triste    
Rua Milton Cruz, s/nº – Vila Tesouro

(12) 3929-7559

Publicado em: 13/09/2018

Programação

Links