Fundação Cultural Cassiano Ricardo


O espetáculo "Os Descartáveis" encerra a temporada no dia 27 de fevereiro / Foto: Divulgação

 

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza, a partir do próximo sábado (6), a primeira Temporada de Teatro de 2021, do Centro de Estudos Teatrais (CET). Serão quatro espetáculos joseenses exibidos durante o mês de fevereiro no canal do YouTube da FCCR (youtube.com/fccrsjc). As apresentações, que são gratuitas, serão aos sábados, às 21h.

Todos os espetáculos desta temporada foram estreados no ano passado e tiveram seus projetos, formatos e ensaios readaptados devido à pandemia da Covid-19.  

Quem abre a temporada neste sábado (6) é a Cia Teatro da Cidade, com o espetáculo “O Coração nas Sombras”. Dia 13 será a vez do  “ExperimentosSelvagens.br”, do Núcleo ExperimentosSelvagens.br. No dia 20 será exibido um capítulo da webnovela “São José, Cidade Fantástica”, do Grupo Teatro do Imprevisto. O Teatro D’Aldeia encerrará a temporada no dia 27 com o espetáculo “Os Descartáveis”.

Após cada apresentação, haverá uma roda de conversa com os artistas da peça sobre o processo de criação do espetáculo. A duração aproximada será de 15 minutos.

Vale destacar que alguns espetáculos não são recomendados para menores de 16 anos. O gênero e o tempo de duração das peças variam. Confira abaixo a ficha técnica e a sinopse de cada uma.  

 

Sobre o Centro de Estudos Teatrais (CET)

O Centro de Estudos Teatrais (CET) é um espaço aglutinador do Movimento Teatral de São José dos Campos. Ele promove atividades continuadas que atendem às diretrizes de formação, estudo, pesquisa, difusão e memória, voltadas à área teatral. A Temporada de Teatro surgiu com o objetivo de contribuir para o exercício, intercâmbio, experimentos, práticas e apresentações dos grupos e companhias da cidade, além de grupos convidados da região e do país, pautados na experimentação e pesquisa teatral, objetivando realizar um trabalho de formação pedagógica/crítica de atores e plateias para o teatro joseense.

 

PROGRAMAÇÃO

 06 de fevereiro, às 21h 
Espetáculo: O Coração nas Sombras

Grupo: Cia Teatro da Cidade
Cidade: São José dos Campos

Sinopse: “O Coração nas Sombras” é a vigésima primeira montagem da Cia Teatro da Cidade e foi inspirada na história real de Letícia Poletti (1908-1939), uma simples dona de casa da década de 30, mãe de três meninas, filha de imigrantes italianos, explorada pelo marido e internada como louca pelo irmão mais velho no Sanatório de Barbacena, conhecido como Holocausto Brasileiro, onde faleceu aos 31 anos. A encenação utiliza documentos e imagens das personagens envolvidas e dos internos no Hospital Colônia de Barbacena, onde faleceram 60 mil pessoas. A montagem faz uma relação direta com a sociedade atual e pretende provocar uma reflexão sobre o papel da mulher nas relações sociais, ainda influenciadas pelo patriarcado.

Ficha Técnica
Dramaturgia: Luís Alberto de Abreu
Direção: Kiko Marques
Codireção: Claudio Mendel
Direção Musical e Trilha Sonora: Beto Quadros
Cenário e Figurinos: Pitiu Bomfin
Produção Executiva: Lucas Gonzaga
Elenco: Andreia Barros, Caren Ruaro, Josivan Costa e Sheila Faermann
Gênero: Drama
Recomendação Etária: 14 anos
Duração: 75 minutos

 

 13 de fevereiro, às 21h 

Espetáculo: ExperimentosSelvagens.br
Grupo: Núcleo ExperimentosSelvagens.br
Cidade: São José dos Campos

Sinopse: “ExperimentosSelvagens.br” é uma lente de aumento sobre nós mesmos: no que sentimos, nos nossos desejos escondidos, no que vemos, no que somos e nas mais variadas situações em que nos encontramos. Afinal, o que é real e o que é uma realidade construída, uma ficção? Somos de fato como nos apresentamos à sociedade? Quatro figuras semi-ficcionais transitam entre estados de rejeição, aflição, incompreensão e as múltiplas maneiras de ser e estar neste abismo civilizatório em que vivemos.

Ficha Técnica
Roteiro Streaming: Fabiana Monsalú e Camila Damasceno
Concepção e Direção Geral: Fabiana Monsalú
Assessoria Dramatúrgica: Camila Damasceno
Elenco: Andrei Gonçalves, Mauro Morais, Ricardo Salem e Simone Sobreda
Direção de Arte: Adbailson Cuba
Edição, Montagem e Finalização: Beatriz Belintani
Luz: Rachid Severino
Fotografia e Câmera: Melissa Rahal
Edição das “Pílulas Selvagens”: Beatriz Belintani
Produção das Gravações: Equipe ExperimentosSelvagens.br
Assessoria de Comunicação: Cristiane Lopes
Gênero: Drama / Teatro Performativo
Recomendação Etária: 16 anos
Duração: 50 minutos

 

 20 de fevereiro, às 21h 
Espetáculo: São José, Cidade Fantástica - Rota Minhas, Suas, Nossas Memórias (1950 a 2018)
Grupo: GTI – Grupo Teatro do Imprevisto
Cidade: São José dos Campos

Sinopse: “São José Cidade Fantástica” é um projeto multiartístico com espetáculo teatral ambientado para o formato de webnovela em plataforma digital com foco no universo das narrativas fantásticas a partir de pesquisas históricas, relatos orais, patrimônios e monumentos históricos de São José dos Campos, aliando história e literatura fantástica, tendo a cidade como pano de fundo. A webnovela é dividida em três capítulos que abordam três roteiros divididos por épocas: Rota Aldeia, Vila e Cidade (1700 a 1900), Rota Os Ares de São José (1920 a 1950) e Rota Minhas, Suas, Nossas Memórias (a partir 1950). Na Temporada de Teatro do CET será exibido o capítulo Rota Minhas, Suas, Nossas Memórias (1950 a 2018). Neste capítulo será destacada a Zona Norte da cidade, uma região que guarda muitas memórias, um bairro bucólico que apresenta espaços onde é possível a identificação com a memória interna de cada um. O espectador irá conhecer histórias sobre pertencimento e ressignificação da cidade de São José dos Campos a partir do bairro de Santana.

Ficha Técnica
Direção: Caren Ruaro
Dramaturgia: Rogério Guarapirã
Direção Musical: Beto Quadros
Cenografia e Figurinos: Pitiu Bonfim
Elenco: Carolina Marques, Izildinha Costa, Guilherme Venâncio, Juliana Fiebg e Ricardo Salem
Produtor Audiovisual: Julio Rhazec
Fotografa: Melissa Rahal
Assessoria de Imprensa: Cristiane Lopes
Design Gráfico: Douglas Ito
Intérprete de Libras: Marta Filomena
Intérprete de Audiodescrição: Carol Wintter
Produção: Ricardo Salem
Responsável Técnica: Nadia Cardoso
Gênero: Teatro Narrativo / Literatura Fantástica
Recomendação Etária: 12 anos
Duração: 60 minutos

 

 27 de fevereiro, às 21h  
Espetáculo: Os Descartáveis
Grupo: Teatro D’Aldeia
Cidade: São José dos Campos

Sinopse: Os descartáveis chegam de longe em busca de um lugar que lhes dê algum sentido e possibilidade de sobrevivência. A mulher com uma bandeira vermelha, o homem excremento e a mulher mais assassinada do mundo encontram uma espécie de "Cabaré decadente" de um único dono, que os recebe para que seus mais profundos sofrimentos sirvam como atração. Será que os descartáveis sobreviverão à mão pesada do opressor?

Ficha Técnica
Direção e Dramaturgia: Cleiton Pereira
Elenco: Ana Cristina Freitas, Adriana Marques, Miguel Safe e Wallace Puosso
Provocação Gestual: Adriana Marques
Figurinos: Ana Cristina Freitas
Direção Musical: Rafael Braga
Cenografia: Vander Palma
Iluminação: Matheus Borges
Produção Executiva: Teatro D’aldeia
Gênero: Drama
Recomendação Etária: 16 anos
Duração: 70 minutos

 

Publicado em: 02/02/2021

Relatório de Gestão

Programação

 

Links