Fundação Cultural Cassiano Ricardo


Joana Cavalcante Rocha compartilhará seu saber popular, conduzindo uma vivência de como fazer bolinho caipira / Foto: Divulgação

 

O bolinho caipira, iguaria tradicional e bastante consumida nesta época do ano em São José dos Campos, será o centro do bate-papo virtual que acontecerá nesta quinta-feira (17), às 19h, pelo YouTube do Parque Vicentina Aranha. O encontro é uma realização conjunta entre a AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura) e o Museu do Folclore de São José dos Campos.

Participarão do bate-papo a folclorista Angela Savastano, a historiadora Maria Angélica Perez Bellucci e a especialista em cultura popular e pesquisadora Tiane Tessaroto. Ao final, Joana Cavalcante Rocha, baiana de nascimento, compartilhará seu saber popular a respeito desse importante produto da culinária local, conduzindo uma vivência de como fazer bolinho caipira.

A atividade faz parte do projeto Cartografia Afetiva do Parque Vicentina Aranha e integra a programação de junho, propondo uma conexão entre a cultura popular presente nos festejos do mês, como as quermesses, e a tradição do bolinho junto à população joseense. Em 2006, a Câmara Municipal incluiu o bolinho caipira como patrimônio cultural e gastronômico da cidade.

 

Positivo

Para a gestora do Museu do Folclore, Francine Maia, “as parcerias são sempre bem-vindas, pois contribuem para fortalecer o nosso trabalho”. Segundo ela, “poder abordar o bolinho caipira em um contexto mais amplo, como nessa parceria com o Parque Vicentina Aranha, é muito importante, pois valoriza e dá visibilidade à sabedoria popular e aos seus detentores”.

A gerente cultural da AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), organização social de cultura, Valéria Israel, lembra que o Museu do Folclore já foi parceiro do Parque Vicentina Aranha em outras oportunidades. “É sempre bom poder contar com a expertise dos seus especialistas na área do folclore e cultura popular”, ressalta Valéria.

 

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da (FCCR) Fundação Cultural Cassiano Ricardo está instalado no Parque da Cidade, em Santana, desde 1997. Atualmente, por conta da pandemia está fechado para visitação. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org

 

Publicado em: 14/06/2021

Relatório de Gestão

Programação

Links