Lançamento do livro ‘Do Cemitério ao Altar’, de autoria do joseense Hugo Ricardo Soares / Foto: Divulgação

Museu do Folclore lança livro sobre Padre Rodolfo no aniversário da cidade

No dia em que São José dos Campos completa 254 anos, o Museu do Folclore dá um presente à cidade, com o lançamento do livro ‘Do Cemitério ao Altar’ – Um estudo sobre a devoção e o processo canônico do Padre Rodolfo Komórek’ (27º volume da Coleção Cadernos de Folclore), de autoria do joseense Hugo Ricardo Soares, historiador, mestre e doutor em Antropologia Social.

O lançamento ocorrerá no dia 27, aniversário da cidade, às 16h, e será transmitido pelo Facebook do museu. Além do autor, também participará desse encontro virtual a folclorista Angela Savastano, vice-presidente do (CECP) Centro de Estudos da Cultura Popular, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que faz a gestão do Museu do Folclore.

A Coleção Cadernos de Folclore é um projeto desenvolvido pelo Museu do Folclore desde 1987 e suas publicações são resultado de uma parceria entre a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e o CECP. Os livros retratam pesquisas científicas ou relatos de experiências na área do folclore e da cultura popular. O primeiro volume, ‘Azeite de Mamona’, tem como autores os folcloristas Toninho Macedo e Angela Savastano.

Primeira obra

“Esta obra é de suma importância para o Museu do Folclore e, com certeza, enriquecerá a Coleção Cadernos de Folclore, um projeto criado para dar vazão às muitas pesquisas realizadas por esse Brasil a fora nas áreas do folclore e da cultura popular”, enfatiza Angela Savastano.

“Eu me sinto lisonjeado pela oportunidade de poder contribuir com um projeto de tamanha importância. Essa é minha primeira obra e quero escrever mais. Por hora, tenho me dedicado mais a artigos científicos. Mas ando com algumas ideias, talvez escrever um livro sobre santidade no Brasil. Enfim, projetos”, destaca Hugo Soares.

Perfil do autor

Hugo Ricardo Soares, 41, é graduado em História, mestre e doutor em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas. No final de 2018, finalizou no Departamento de Antropologia Social dessa mesma universidade seu pós-doutoramento. Durante o doutorado, foi pesquisador visitante na Università degli Studi di Udine, Itália.

Trabalhou como professor de História e Sociologia nos ensinos médio e fundamental e em cursos pré-vestibulares. Também atuou como professor de Antropologia em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, é pesquisador do Laboratório de Antropologia da Religião – LAR (UNICAMP) e do grupo de pesquisa ‘Crise da presença e resgate cultural: a antropologia de Ernesto De Martino’ (UNIFESP).

Distribuição

Após o lançamento, a versão impressa do livro estará à disposição de interessados na Biblioteca Maria Amália Côrrea Giffoni, no Museu do Folclore. Para retirá-la, de maneira gratuita, é preciso agendar uma data pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A versão digital também ficará disponível no site do museu (www.museudofolclore.org) a partir do dia 27.

Padre Rodolfo veio morar em

São José na década de 40

Padre Rodolfo Komórek nasceu no dia 11 de outubro de 1890, em Bielsko, na Polônia. Sua trajetória de vida está intimamente ligada a São José dos Campos, onde emprestou seu nome a um cemitério, rua e instituto de padres salesianos. Ele morreu no dia 11 dezembro de 1949, tendo sido enterrado no cemitério do centro de São José – que recebeu seu nome em 2003.

Em 1924, Padre Rodolfo chegou ao Brasil, enviado para dar atendimento espiritual aos colonos poloneses de Dom Feliciano (RS). No Vale do Paraíba, a primeira cidade onde chegou foi Lavrinhas, na época em que começou a sentir os primeiros sintomas de doença pulmonar. Veio morar em São José dos Campos no início da década de 1940.

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org

Publicado em: 22/07/2021