Toda cidade tem sua história, mas poucas têm o privilégio de poder contá-la em detalhes e comprová-la, por meio de documentos, fotos, mapas, livros atas, enfim, tudo aquilo que compõe a identidade de seu povo. São José dos Campos é uma dessas cidades privilegiadas.

O Arquivo Público do Município, vinculado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), foi criado em outubro de 1993 e desde então vem ‘guardando’ com todos os cuidados necessários, a história da cidade para que possa ser pesquisada em todos os seus detalhes.

O acervo do Arquivo Público conta com cerca de 800 conjuntos documentais datados desde o século XVIII, grande quantidade de fotos e negativos, uma biblioteca de referência com mais de sete mil títulos que, juntos, somam quase 3 mil metros lineares de documentos. E tudo isso está à disposição da população para pesquisa.

Em 2010, o Arquivo recebeu mais de 2.500 pessoas, que realizaram consultas ou visitaram as exposições 'Traços e Cores, um olhar visionário: a Escola de Belas Artes do Vale do Paraíba' e 'A imprensa em São José dos Campos: Final do Século XIX e Início do Século XX'.

Serviços prestados – O Arquivo Público oferece, gratuitamente, os seguintes serviços:

- Consulta de guias e inventários;
- Consulta de acervos fotográficos e documentais;
- Pesquisa e emissão de certidões para diferentes fins;
- Área de leitura e consulta de documentos, fotos e livros;
- Biblioteca de referência com mais de sete mil títulos para consulta nas áreas biológicas, exatas e humanas;
- Visitas monitoradas para grupos de estudantes, munícipes e turistas;
- Exposições periódicas com temas que abordam a cidade em seu contexto;
- Consultas on-line de periódicos (jornais) e documentos no site www.camarasjc.sp.gov.br/promemoria

Acervos

Fundos administrativos
– Composto por documentos em diferentes formatos e suportes, provenientes da administração direta, indireta e poder legislativo municipal, reúne registros importantes para o resgate da memória administrativa, bem como das certidões de direitos e apoio ao poder público.

Entre eles, destacam-se os acervos Câmara Municipal (1803-1945), Delegacia de Buquira (1859-1923), Empresa Municipal de Habitação – EMHA (1977-1984), Laboratório Fotográfico da Prefeitura Municipal de São José dos Campos (1955-2005), entre outros.

Fundos e coleções particulares – Composto por acervos e objetos de personagens da história joseense fornece informações e características sobre o cotidiano das pessoas da cidade.

Os fundos somam mais de 40 coleções doadas ao Arquivo e estão à disposição para consulta. Entre eles, destacam-se os acervos: Alexandre Penedo (1947-1964), Cassiano Ricardo (1895-1974), Tecelagem Parahyba S.A. (1925-1982), Clemente Gomes (1936-1984), Observatório astronômico Galileu Galilei (1948-1971), Hélio Pinto Ferreira (s.d.), Severo Gomes, Vicentina Aranha, Fórum da Comarca de São José dos Campos, entre outros.

Biblioteca de referência – Com mais de sete mil títulos nas áreas de biológicas, exatas e humanas, o Arquivo concentra livros em sua biblioteca de referência de caráter informativo. Isso faz dele um lugar propício para pesquisas escolares do ensino médio ao superior, e, também, especializadas para mestrados e doutorados. Parte desse acervo constitui-se das bibliotecas particulares dos escritores Cassiano Ricardo e Hélio Pinto Ferreira, além do Colégio Olavo Bilac.

Acervo fotográfico – Cerca de 14 mil itens entre negativos, fotos, slides e contatos (índex de fotos)  registram a história da cidade em eventos solenes, personalidades e evolução urbana, retratada a partir da década de 20.

Cassiano Ricardo – Artesão das letras, escreveu inúmeros livros, foi poeta, advogado, escritor, ensaísta e jornalista. Objetos como troféus literários, medalhas, fotos particulares, manuscritos, seu guarda-chuva, sua máquina de escrever, entre outros, compõem seu fundo particular numa exposição permanente no Arquivo para o público.

Serviço: Arquivo Público Municipal – Avenida Olivo Gomes, 100, Santana. Informações: 3924-7327.