Museu Municipal abre nova exposição na próxima segunda-feira

A visitação é gratuita e livre para todos os públicos. / Foto: Paullo Amarall

Museu Municipal abre nova exposição na próxima segunda-feira


20.05.2025

O Museu Municipal de São José dos Campos realiza, na próxima segunda-feira (26), às 19h, o lançamento da exposição "Das Paredes ao Museu (Paredes e Afetos) – One More Wall". 

A nova mostra destaca a produção contemporânea de 23 artistas da região, explorando temas como curadoria, museus, valor e o sistema de arte.

A exposição abre para visitação gratuita na quarta-feira (29). A atração acontece até 29 de agosto.

O público pode visitar a mostra sempre de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. 

Ao longo do período expositivo, haverá visita guiada pelos artistas, na qual será possível conhecer suas inspirações e técnicas de produção.

Para agendar uma visita guiada ou obter mais informações sobre a exposição "Das Paredes ao Museu (Paredes e Afetos) – One More Wall", entre em contato com o Museu Municipal (educativomm@fccr.sp.gov.br).

Curador da exposição, Gilberto Marques adianta o que o público pode esperar. "Ao enfrentar essas paredes brancas, às vezes claustrofóbicas, enfrentamos, como artistas, os muitos desafios que envolvem a criação, a produção, e a exibição de obras de arte”, disse.

A exposição levanta questões importantes. 

Não há espaço para nossa arte? Onde expor inspiração, anseios e processos artísticos? A obra teria função de divisão ou mera decoração? Ou transcende sentimentos, atacando os sentidos para gerar novas emoções? 

E, para além da produção atual, o que podemos chamar de contemporaneidade, a partir do acervo do Museu, com obras de artistas desde a época da Escola de Belas Artes até os dias de hoje?

"Cada artista, cada obra, carrega uma mensagem. Permita-se dialogar com as peças, construa seu entendimento e envolva-se na experiência da exposição”, conclui Gilberto Marques.
 
Expografia
 
Galeria 1 - A Escola de Belas Artes do Vale do Paraíba

Criada em 1962 por lei municipal e impulsionada por Johann Gutlich, a Escola focava no desenvolvimento da sensibilidade artística, proporcionando liberdade de criação, segundo Angela Savastano.

Galeria 2 - Os Gravadores

A gravura, técnica acessível e múltipla, democratizou a arte brasileira, unindo o popular e o erudito. Inspirou artistas contemporâneos a explorar novas expressões com elementos da cultura e tradições brasileiras, enriquecendo a arte nacional e promovendo reflexão sobre identidade e inovação.

Sala 1 - Abstrações

A arte abstrata transcende a representação figurativa com formas, cores e linhas, comunicando emoções e ideias subjetivamente. No contexto contemporâneo, reflete a complexidade do mundo, explorando a inovação visual e promovendo a interpretação pessoal.

Sala 2 - Oratório

O sincretismo religioso e o decolonialismo na arte contemporânea desafiam narrativas eurocêntricas, valorizando saberes ancestrais silenciados. Questionam estruturas de poder, refletindo sobre resistência, identidade e autonomia cultural, ampliando a compreensão da diversidade espiritual e cultural.

Sala 3 - Caminhos da Alma

Manifestações inconscientes enriquecem a arte contemporânea, transcendendo a racionalidade para explorar emoções e desejos ocultos através de técnicas como automatismo e surrealismo. Conectam o público a experiências autênticas e instintivas, promovendo a introspecção e a compreensão da condição humana.

Salão - Galeria Na Rua

A Galeria na Rua, criada em 2018 como "ação de guerrilha" artística, ocupa espaços alternativos desde 2019 com obras de artistas locais e regionais. Desde 2023, busca parcerias com outras galerias e movimentos culturais para promover artistas e difundir artes visuais na região, visando um "sistema de arte". Em 2024, inseriu-se no cenário paulista com o projeto One More Wall, promovendo artistas em início de carreira.

Salão - Outros assuntos na contemporaneidade
 
Artistas:
Jorge Monteiro, Gi Morais, Aline Fideles, Jefferson Candido, Antonio Carlos Cardos, Clau Epiphanio, Daniela Marton, Daniel Pereira Leite, Fabiolla Canedo, Philzer, Gilberto Marques, Jorge Caxeado, Khristiano, Maurício Galeano, Luis Veri, Renata Freitas, Ricardo Mota, Rildo Carlos, Saint-Clair Pimentel Ramos, Salomão Pirajá, Tania Beta, Alexandre Braga e Alexia Barbosa


Museu Municipal de São José dos Campos 
Praça Afonso Pena, 29, Centro
12 3924 7333


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .