A apresentação é gratuita, tem classificação indicativa de 14 anos. / Foto: Divulgação
A Cia da Entropia apresenta nesta quinta-feira (22), às 20h, no Cine Teatro Benedito Alves, a peça "O Corpo da Mulher Como Campo de Batalha”, do dramaturgo, poeta e jornalista romeno Matéi Visniec.
Com texto sensível, denso e dramático, a peça explora os limites entre o documental e a poesia ao discutir temas como o horror da guerra, a violência contra a mulher, o estupro e o aborto, ocorridos durante a guerra da Bósnia.
A apresentação é gratuita e tem classificação indicativa de 14 anos.
Não é preciso reservar ingressos antecipadamente. Com foco na acessibilidade, essa apresentação terá tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A peça é financiada pelo Fundo Municipal de Cultura (edital 003/P/2023), da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
O espetáculo
Escrita em 1996, a peça retrata a guerra da Bósnia e a crise humanitária, focando em mulheres vítimas de violência sexual como arma de guerra. Em 1994, no final da guerra, duas mulheres se encontram em um hospital da Otan: Dorra, uma paciente marcada pela violência, e Kate, uma psicóloga americana traumatizada por seu trabalho com vítimas. No palco, Milena Siqueira e Simone Sobreda interpretam Dorra e Kate, respectivamente.
A peça aborda temas como violência contra a mulher, estupro como arma de guerra, extremismo, aborto e maternidade. Inicialmente distante, Kate se aproxima de Dorra, e ambas, representando Oriente e Ocidente, compartilham seus traumas e buscam juntas superar o pesadelo da guerra, levantando a questão da reconstrução após a violência. O espetáculo impactante expõe o horror da guerra e questiona a possibilidade de recuperação das vítimas.
Para o diretor Fernando Rodrigues, conduzir um trabalho com tamanha carga dramática e que envolve temas tão sensíveis, foi um grande desafio.
"Nesse texto o autor consegue traduzir, ao menos em parte, o pesadelo e o trauma de alguém que se vê obrigada a ter um filho de um estupro. Uma oportunidade para que o público sinta um pouco do que se passa pela cabeça da vítima de um crime tão brutal como esse. Mas, sem apontar saídas. É apenas um convite à reflexão. Esperamos que o público aprove”, disse.
Cia da Entropia
A Cia da Entropia nasceu oficialmente em 2018, em São José dos Campos, da união das experiências da atriz Simone Sobreda em produção e atuação, e de Elton Dietrich, em administração e gestão financeira.
Com atuação em São José dos Campos, tem trazido em seus espetáculos, desde a sua criação, temas que falam da mulher em situações limite.
Ficha Técnica
Matéi Visniec - Dramaturgia
Luiza Jatobá - Tradução
Fernando Rodrigues - Direção Geral
Milena Siqueira - Atriz
Simone Sobreda - Atriz
Wil S. Sousa - Direção de Artes (Cenógrafo e Figurinista)
B.R.Gabs - Criação de Luze Operação de Luz e Som
Elton Dietrich - Produção Executiva e Gestão Financeira
Rafael Braga - Composição de Trilha Original
Rafael Chamusca - Criação da Identidade Visual
Jaziel Bueno- Criação de Minidoc (Vídeomaker)
Sara Elisiê - Tradução e Intérprete de Libras
Malu Freire - Fotografia
Maiara Tissi - Gestão de Mídias Sociais
Eliane Mendonça - Assessoria de Imprensa
Cine Teatro Benedito Alves da Silva
Rua Rui Dória, 935 - Centro
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .