/// Notícias

Pátio do Museu terá intervenções artísticas nos sábados de maio

Vivência de Capoeira de Angola realizada no mês de abril. Imagem: Paullo Amarall / FCCR

Pátio do Museu terá intervenções artísticas nos sábados de maio


07.05.2026

Nos próximos sábados, o Pátio do Museu Municipal, na região central de São José dos Campos, recebe as apresentações artísticas do projeto Circuito Cultural Central, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

 

As apresentações são livres e gratuitas. E incluem shows musicais, vivências e intervenções artísticas.

 

Confira a programação de maio:

 

Grupo de Jongo Mistura da Raça - 9 de maio, às 11h

Sinopse: Jongo, próprio do Sudeste, nascido ainda em contexto de escravidão, surgiu como forma de comunicação e expressão dos povos africanos. Desde então, passou por gerações até hoje na Roda. Posicionam-se os dois tambores, caxambu e candongueiro, e o mucoco. São entoados pontos de louvação, desafio, visaria, entre outros. Os pares vão se revezando numa coreografia ao centro da roda, finalizando com pontos de encerramento. Entre os momentos, são feitas conversas a respeito da cultura, fundamentos e lutas.

 

Seresta: "É por você que canto” - 16 de maio, às 11h

Grupo: Coral Canto & Encanto

Sinopse: A seresta é um grande encontro de amigos, cheio de magia, boa música, folia e afeto. Consideramos nosso coral uma família, por isso preparamos essa seresta para despertar a memória afetiva de quem a escutar. Seresta com o Coral Canto & Encanto: "É por você que eu canto!”

 

Angoleiros do Sertão SJC - 23 de maio, às 11h

Grupo: Capoeira Angola

Sinopse: A Capoeira Angola é expressão da tradição afro-brasileira calcada em exercícios de (con)vivência grupal. Sua prática representa a conjugação de diferentes manifestações culturais que incluem a dança, a música, a dramatização, a brincadeira, o jogo e a espiritualidade. Em seu ritual, todos participam e cada um é fundamental e único. Para o jogo, formamos uma roda que faz a representação do mundo com elementos de sustentação e ordenação: música, palavra cantada, fundamentos e ética do jogo.


Zona Norte no Ar - 30 de maio, às 11h

Sinopse: Zona Norte no Ar resgata e celebra a cultura local independente, periférica e marginalizada. Diversas expressões artísticas diferentes em sua maneira de composição, que representam a arte (sub)urbana, estarão reunidas em um mesmo espaço, com um caráter representativo para com o público-alvo, as pessoas que consomem e que fazem parte, trazendo a visibilidade desses jovens, transformando suas realidades sociais com criticidade, política por meio da arte.

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .