A oficina "Imersão Criando Solos Teatrais" compartilhará técnicas do Studio do Kaus com a comunidade artística local. / Foto: Divulgação
O CET (Centro de Estudos Teatrais), que é palco de diversos espetáculos ao longo do ano, receberá nos dias 28 e 29 de junho o workshop "Imersão Criando Solos Teatrais”, ministrado pela Cia de Atores Debaixo do Pano. Os encontros têm duração de quatro horas, das 13h às 17h.
A atividade será coordenada pelos diretores Reginaldo Nascimento e Amália Pereira. E, na preparação corporal, Mayara Costa e o ator Allex Cardozo.
São 20 vagas disponíveis, direcionadas a atores maiores de 15 anos, com alguma experiência em teatro. O objetivo é realizar ou aprimorar trabalhos solos.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste formulário.
O workshop "Imersão Criando Solos Teatrais" visa compartilhar com a comunidade de artistas as técnicas desenvolvidas no Studio do Kaus. Os encontros abordarão a produção de solos teatrais, utilizando tanto dramaturgia própria quanto textos universais. Serão propostos exercícios práticos de corpo e voz, além de debates sobre as possibilidades cênicas para o desenvolvimento de atores e atrizes interessados em solos teatrais ou que já estejam trabalhando nessa área.
Sobre a equipe técnica
Reginaldo Nascimento
Diretor teatral, ator, curador e arte-educador, o fundador do Teatro Kaus Cia Experimental (1998) é Mestre em Artes Cênicas pela Unesp-SP. Desde 1993, ele se dedica à direção teatral e à pesquisa de teatro de grupo, com mais de 20 espetáculos dirigidos. Em agosto de 2009, idealizou e executou, em parceria com o Grupo Kaus e o Instituto Cervantes, a Mesa de Debates "Um Certo Arrabal", evento que contou com a presença do dramaturgo Fernando Arrabal em São Paulo.
No Teatro Kaus, ele dirigiu as seguintes peças:
●Como Expressar uma dor: Teoria e prática, de Aimar Labaki (2025)
●Havia um país aqui antes do Carnaval, de Rudinei Borges (2022)
●Chuva de Anjos, de Santiago Serrano (2022/2023)
●Contrarrevolução(2018), de Esteve Soler
●Hysterica Passio (2015/2017) e O Casal Palavrakis (2012/2014), ambas de autoria de Angélica Liddell
●O Grande Cerimonial, de Fernando Arrabal (2010/2011)
●A Revolta, do argentino Santiago Serrano (2007)
●El Chingo, do venezuelano Edilio Peña (2007)
●Infiéis, do chileno Marco Antonio de la Parra (2006/2009)
●Vereda da Salvação, de Jorge Andrade (2005/2004)
●Oração para um pé de chinelo, de Plínio Marcos (2002)
Fora do Teatro Kaus, ele também dirigiu:
●A Palavra Progresso na Boca de Minha Mãe Soava Terrivelmente Falsa, de Matéi Visniec
●Marat - Sade (A Perseguição e Assassinato de Jean-Paul Marat), de Peter Weiss
●Pigmaleoa, de Millôr Fernandes
●Cala a Boca Já Morreu, de Luís Alberto de Abreu
●A Boa, de Aimar Labaki
No Teatro Kaus, ele organizou e editou três publicações sobre dramaturgia de língua hispânica:
●Cadernos do Kaus - O Teatro na América Latina (2007), parte do projeto Fronteiras, contemplado pelo Programa de Fomento em 2006.
●Revista Hysterica Passio (2016), parte do projeto de mesmo nome, contemplado com o Prêmio Zé Renato de Teatro em 2015.
●Cadernos do Kaus - Teatro Kaus, Da América Latina à Espanha, 10 anos de dramaturgia hispânica (2018), parte do projeto de mesmo nome, contemplado pela 30ª Edição do Programa de Fomento em 2017.
Amália Pereira
Atriz, produtora, diretora de atores e jornalista. Em 1998, fundou o Teatro Kaus Cia Experimental com Reginaldo Nascimento, onde atua, produz e divulga projetos. Dedica-se à preparação de atores no Studio do Kaus. Atuou como diretora assistente da peça "Memórias do mar aberto" (2024) e atualmente dirige o grupo de teatro da Adid.
Peças teatrais no Teatro Kaus:
●"Como Expressar uma dor: Teoria e prática" (2025)
●"Havia um país aqui antes do Carnaval" (2022)
●"Chuva de Anjos" (2022/2023)
●"Contrarrevolução" (2018)
●"Hysterica Passio" (2015/2017)
●"O Casal Palavrakis" (2012/2014)
●"O Grande Cerimonial" (2010/2011)
●"A Revolta" (2007)
●"El Chingo" (2007)
●"Infiéis" (2006/2009)
●"Vereda da Salvação" (2005/2004)
●"Oração para um pé de chinelo" (2002)
Outras atuações:
●"Bailei na Curva" (1995)
●"A Casa Fechada" (1994)
●"A Terceira Margem do Rio" (1992)
Participações em produções cinematográficas:
●"Os Sons do Divino" (2009)
●"Vídeo Adalgisa" (2006)
●"Filme Presságio" (1997)
Mayara Costa
Pesquisadora do movimento consciente, biomecânica e desenvolvimento corporal integral, formou-se em Dança pela Faculdade Angel Vianna. Com mais de 15 anos de experiência, ela expandiu seus estudos em pilates e outras técnicas corporais com renomados professores internacionais. Sua trajetória artística inclui trabalhos em artes cênicas como óperas, produção musical infantil, dança contemporânea, performances urbanas e dança de salão, colaborando com diretores e coreógrafos de reconhecimento mundial.
Allex Cardozo
Com 52 anos, Alexx é ator, escritor e diretor de teatro, iniciou sua jornada artística em 1989. Sua vasta experiência inclui participação em diversas peças de teatro e cinco filmes, onde atuou ao lado de nomes renomados como Murilo Rosa, Bete Mendes e Maria Fernanda Cândido.
Allex se destacou em produções cinematográficas, incluindo "The Wornner", um longa-metragem de projeção internacional produzido pela Snowball Effect de Detroit, EUA, e o filme nacional "Aparecida, o Milagre: Sons do Divino", dirigido por Claudia Pinheiro. Além disso, participou de diversos curtas-metragens independentes e da série "A Era dos Humanos" do Globoplay, gravada na Ilha das Cobras.
Formação
Sua formação é enriquecida por estudos com professores de projeção internacional, como Elena Vassína (coordenadora do Teatro de Moscou), Hashley Brandley (Instituto Batheniefh de Nova York) e Sabine Uitz do Via Rosse Teatre, Itália.
Desde 2005, Allex dedica-se ao ensino de teatro. De 2005 a 2013, atuou como arte-educador voluntário em escolas públicas pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Contribuições e Projetos
Em 2013, fundou o Teatro Dell’arte, onde atuou como coordenador até 2016. Em maio de 2017, criou o Núcleo de Pesquisa Metamorfose, um espaço permanente de estudos sobre a atuação do ator na sociedade.
Allex também ministrou cursos na Escola de Gestão Pública de Jacareí e participou do Seminário Internacional Vocis Motus em Pádua, Itália.
Reconhecimento em Cenografia e Literatura
Seu trabalho na cenografia é notável, com concepções para espetáculos como "O Mendigo" (que recebeu prêmio de melhor cenografia e indicação a melhor diretor), "Contos Estranhos", "Dom Quixote de la Maschera", "Flautista de Hamelin", "Projeto 88", "Jardim de Histórias", "Espere Comigo", "O Convite dos Bichos" e "Tulsa". Foi também visagista nos espetáculos "Duo Verso", "Perdona-me" e "Cidade dos Mortos".
Como autor de "O Convite dos Bichos", venceu o concurso regional da Secretaria de Educação de São José. A obra recebeu menção honrosa da Academia Valeparaibana de Letras e prêmios na Bienal Internacional de São Paulo 2024 (Literarte) e FLIP 2024 (Poetas de Parati).
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