/// Notícias

Lendas do folclore brasileiro são vistas por realidade aumentada

Cuca e Saci são dois dos personagens disponíveis na experiência

Lendas do folclore brasileiro são vistas por realidade aumentada


21.01.2026

O público que for ao Parque da Cidade, em Santana, nos dois próximos domingos (25 de janeiro e 1º de fevereiro) terá oportunidade de vivenciar uma experiência diferente e interativa, envolvendo personagens que fazem parte das lendas do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, a Cuca, a Mula sem Cabeça e a Yara.

 

A vivência faz parte de um projeto cultural que utiliza a realidade aumentada (tecnologia que combina o real com o virtual, sobrepondo imagens, sons ou modelos 3D ao mundo físico) como ferramenta para aproximar as pessoas destas figuras, como se elas fossem de verdade.

 

A atividade ocorrerá das 15h às 16h30, de forma totalmente gratuita e sem necessidade de inscrição. Para poder ver, tirar fotos e ser filmado ao lado dos personagens, as pessoas precisam utilizar um celular ou um tablet. E quem acertar os nomes de duas figuras ganha fotos impressas.

 

O projeto é uma iniciativa do fotógrafo Paulo Amaral e do videomaker Wesley Santos, financiado pelo PROAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo, e pelo PNAB (Programa Nacional Aldir Blanc), por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

 

Parque da Cidade

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana

 

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .