/// Notícias

FCCR manifesta pesar pelo falecimento de Angela Savastano

FCCR manifesta pesar pelo falecimento de Angela Savastano


06.08.2025
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo manifesta profundo pesar pelo falecimento da renomada folclorista e cientista social Angela Savastano, aos 93 anos, em São José dos Campos.

Angela Savastano foi pioneira nos estudos da cultura popular e das tradições que conferem identidade à nossa região. 

É uma das principais responsáveis pela existência do Museu do Folclore de São José dos Campos, sugerido pela antiga Comissão Municipal de Folclore, da qual ela fez parte, e criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1997.

A folclorista também foi responsável pela criação do Centro de Estudos da Cultura Popular, em 1988, organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Angela também tem seu nome marcado no carnaval de São José dos Campos. Em 1988, participou da criação do Pirô Piraquara, bloco mais tradicional da folia na cidade.

Angela Savastano nasceu no Rio de Janeiro e mudou-se com a família para São José dos Campos em 1945, quando sua mãe resolveu acompanhar o irmão tuberculoso para se tratar. Casou-se com o médico Rubens Savastano e teve sete filhos.
 
Frequentou a Escola de Belas Artes em São José, onde também formou-se em Ciências Sociais. Concluiu, posteriormente, em São Paulo, uma especialização em folclore, tornando-se bastante conhecida como folclorista.
 
Neste momento de grande tristeza, a FCCR se solidariza com os familiares, amigos, colegas e admiradores de Angela Savastano, reafirmando o compromisso de honrar e dar continuidade à sua obra e aos valores que ela defendeu ao longo da vida.

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .