/// Notícias

Festivale abre a semana com grandes espetáculos

Dan Stulbach encena releitura atual de clássico de Shakespeare. /Foto: Divulgação

Festivale abre a semana com grandes espetáculos


24.10.2025

Após um fim de semana recheado de espetáculos, a 39ª edição do Festivale inicia a semana com sua programação que inclui drama, comédia e dança.

Cine Santana, Teatro Municipal, Sesi, Praça do Sapo e Cine Teatro Benedito Alves recebem as atrações neste início de semana.

Um dos destaques será a peça "Não Fossem as Sílabas do Sábado”, vencedora do último Prêmio Shell de Teatro. Estará em cartaz na segunda (27), às 21h, no Teatro Municipal.

Destaque também para o espetáculo "O Mercador de Veneza”, no Teatro Municipal, na terça-feira (28), às 21h. A atração é uma montagem de Shakespeare, com atuação de Dan Stulbach.

Os ingressos podem ser retirados com dois dias de antecedências neste link.

Selecionados

A programação será composta por 26 espetáculos teatrais selecionados pela organização do evento, peças viabilizadas por meio de editais, atrações inscritas no projeto Circulação, além de convidados.

O Festivale também vai oferecer ações formativas, que vão de workshops a debates, em diversos espaços públicos culturais de São José.

Mais de 500 profissionais irão trabalhar nos bastidores do Festivale, que tem público estimado de 30 mil espectadores.

A 39ª edição do Festivale é realizada pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) e Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), com promoção das rádios Jovem Pan FM e CBN Vale FM.

 

Programação

 

(27/10) Segunda-feira

 

Hilda e Caio - 19h

Grupo:Companhia Colateral (São Paulo)

Local:Cine Teatro Benedito Alves

Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse: Peça ficcional baseada em episódios e personagens reais. No início da década de 70, perseguido pela ditadura civil-militar em virtude de sua literatura homoerótica, Caio Fernando Abreu exila-se na Casa do Sol, residência campestre de Hilda Hilst em Campinas, antes de fugir para a Europa. Diante dos acontecimentos recentes, ele decide parar de escrever e acaba confrontado pela amiga, que, mesmo desencantada pela falta de leitores e pela crise editorial, acredita que os dois têm a missão de continuar produzindo literatura.

Foi Enquanto Eu Esperava a Encomenda de um Livro de Maiakóvski Que Tive uma Epifania Sobre a Revolução - 19h

Grupo: Grupo Pano (São Paulo)

Local: Cine Santana

Classificação Indicativa: 12 anos

Sinopse: Quatro camaradas estão reunidos numa célula revolucionária para planejar o Grande Ato que promoverá a revolução efetiva no Brasil. Ao se depararem com a falta de inspiração para uma ação consistente, fazem uma encomenda online de um livro do poeta Vladimir Maiakóvski. A história se desenrola no período de espera e recebimento do livro que lhes parece ser a peça fundamental para a constituição de sua força revolucionária.

Não Fossem as Sílabas do Sábado - 21h

Grupo: Carol Vidotti e Fábia Mirassos (São Paulo)

Local: Teatro Municipal

Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse: Ana e Madalena são vizinhas, moram no mesmo prédio, mas mal se conheciam até um fato trágico marcar a vida das duas e mudar os rumos de suas histórias. O marido de Madalena, ao pular da janela, desaba justamente sobre o marido de Ana. E, a partir disto, o que as une é o que as separa. Na rotina das ausências, as duas viúvas vão se aproximando: atravessam a dor, a chegada de uma criança, as agruras do recomeço. Nasce uma amizade, que talvez expanda o que se entende por família. Vencedora do Prêmio Shell e indicada ao Prêmio APCA, ambas na categoria dramaturgia, assinada por Liana Ferraz.

 

(28/10) Terça-feira

 

La Mamma - 12h

Grupo: La Cascata Cia. Cômica (São José dos Campos)

Local: Praça do Sapo

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: La Mamma conta a história de uma família de palhaços trambiqueiros que, após o sequestro do caçula Barberinha, fará de tudo para conseguir o dinheiro do resgate. Movida por um instinto maternal, Mamma Rotunda e seus trigêmeos descobrem, entre trapaças e bobagens, a origem de sua família.

 

Isto Não é uma Mesa - 20h

Grupo: El Cuerpo Que Crea (São José dos Campos)

Local: Sesi

Classificação indicativa: 18 anos

Sinopse: O que é que a gente deixa de enxergar daquilo que achamos que já conhecemos? A superfície de uma mesa, é a cena onde ocorrem várias situações que remetem ao cotidiano ligado à Mente e ao mesmo tempo ao onírico fantástico que vem do contato com a Alma. Uma viagem simples para as profundezas do universo dos sentimentos, pensamentos, o delírio lúcido, em suma, os aspectos da dualidade precisando se enxergar de novo.

 

Mercador de Veneza - 20h

Grupo: Kavaná Produções e Baccan Produções

Local: Teatro Municipal

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: A trama acompanha Antônio, um mercador que contrai uma dívida com o agiota Shylock para ajudar seu amigo Bassânio. Como garantia, Antônio aceita dar libra de sua própria carne. Com o não pagamento da dívida, o contrato desencadeia um julgamento dramático, colocando em pauta temas como justiça e preconceito.

 

Serviço

 

Cine Teatro Benedito Alves

R. Rui Dória, 935 – Centro

 

Cine Santana

Av. Rui Barbosa, 2005, Santana

 

Teatro Municipal

Rua Rubião Júnior, 84 (3º piso do Shopping Centro) – Centro

 

Praça do Sapo

Av. Mal. Floriano Peixoto, 47 – Centro

 

Sesi São José dos Campos

Av. Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos

 

WhatsApp para tirar dúvidas: (12) 99740-4427

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .