/// Notícias

Festivale terá domingo com peças teatrais premiadas em São José

“A Força da Água”, de forma bem-humorada, apresenta fatos apagados da história do Brasil em torno da indústria da seca, no CET às 18h. Foto: Artur Bluz / Divulgação

Festivale terá domingo com peças teatrais premiadas em São José


23.10.2025

A programação de domingo (26) do 39° Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba) inclui oficinas e peças teatrais imersivas, emocionantes e reflexivas em cinco espaços espalhados por São José dos Campos.

Até 1º de novembro, São José será palco para grupos dos mais variados estilos se apresentarem. O festival é totalmente gratuito, mas é necessário retirar ingressos para os espetáculos no site da FCCR dois dias antes de cada espetáculo.

"Andanças Passarinheiras” do grupo Passarinheiros, e "Flou” do grupo Artefactos Bascos, trazem diversão para as famílias e crianças na parte da tarde.

A oficina do dia será "Presença Cênica e Aterramento na Cena”, que antecede o espetáculo "Tudo a Fazer”, que fecha o dia no Teatro Municipal, às 21h. Confira a programação completa abaixo.

 

Selecionados

A programação do Festivale será composta por 26 espetáculos teatrais selecionados pela organização do evento, peças viabilizadas por meio de editais, atrações inscritas no projeto Circulação, além de convidados.

O Festivale também vai oferecer ações formativas, que vão de workshops a debates, em diversos espaços públicos culturais de São José.

Mais de 500 profissionais irão trabalhar nos bastidores do Festivale, que tem público estimado de 30 mil espectadores.

A 39ª edição do Festivale é realizada pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) e Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), com promoção das rádios Jovem Pan FM e CBN Vale FM.

 

PROGRAMAÇÃO

ANDANÇAS PASSARINHEIRAS - 15h

Grupo: Passarinheiros (São José dos Campos)

Local: Arena do Parque da Cidade

Gênero: Teatro de Rua Narrativa

Classificação: Livre

Sinopse: Neste espetáculo, duas atrizes e contadoras de histórias, acompanhadas por músicos, contam, cantam e interpretam de forma lúdica e através de versos, canções e histórias que um passarinho trouxe de suas andanças pelos campos e cidades, utilizando diversos adereços cênicos e instrumentos musicais. A rima convida as crianças a brincar com as palavras, e o repertório musical é composto por canções autorais que se utilizam de diversos ritmos, tais como baião, xote, samba, ijexá, ciranda, reggae, rock entre outros.

 

FLOU - 16h

Grupo: Artefactos Bascos

Local: Sesc

Gênero: Infantil

Classificação: Livre

Sinopse: Uma performance interativa para crianças que, sentadas ao redor de uma grande folha branca, participam da criação ao vivo de um grande desenho. As crianças se tornam protagonistas e artistas num jogo de movimento, traço, desenho e brincar com desenhos recortados! Uma experiência coletiva, interativa e aberta que não fecha significados e que se propõe a brincar seriamente, como toda criança faz.

 

OFICINA - 16h

Presença Cênica e Aterramento na Cena com Alexandre Manchini Jr., Daniel Neves e Jorge Vermelho

Local: Teatro Municipal

Vagas: 20

Classificação: 16 anos

Inscrições: https://forms.gle/8j2jYxbeSEmzXHui9

Sinopse: A oficina prepara os alunos para o momento em que uma peça está sendo encenada. Após o encerramento da oficina, os alunos poderão participar do espetáculo "Tudo a fazer”, no papel de coro, que acontece às 21h, também no Teatro Municipal. Se houver interesse, é recomendado usar roupas casuais em tons de preto, cinza ou verde.

 

A FORÇA DA ÁGUA - 18h

Grupo: Pavilhão da Magnólia (Fortaleza)

Local: Centro de Estudos Teatrais (CET)

Gênero: Teatro-documental

Classificação: 16 anos

Sinopse: Até quando aceitaremos o discurso da seca como fatalidade? Até quando vamos seguir aceitando essa cerca do silenciamento? A força da água, nova peça do Pavilhão da Magnólia, com dramaturgia e direção de Henrique Fontes, traça o caminho historiográfico da seca no Ceará, desde as promessas feitas por Dom Pedro, passando pelo genocídio nos campos de concentração e no caldeirão até o tempo presente quando, descobrimos que a água não é um direito constitucional. A peça de teatro documental, de forma bem-humorada, trata de fatos apagados da história do Brasil em torno da indústria da seca.

 

MONSANTO MON AMOUR - 19h30

Grupo: Caravan Maschera (Atibaia)

Local: Cine Santana

Sinopse: O espetáculo teatral utiliza bonecos e dança inspirada na tribo Chucuru-kariri para contar a história de um jovem que perdeu o avô para o câncer causado por pesticidas da Monsanto. A peça denuncia o agronegócio, o impacto ambiental e a perda da cultura ancestral, mesclando relatos reais com dados e críticas ao "AGROPOP". Personagens como uma tia evangélica, uma mãe benzedeira e o Chico Bento dão um tom irônico e lúdico. A trilha sonora combina músicas regionais com desconstruções contemporâneas. O objetivo é sensibilizar o público para questões ambientais e sociais, abordando amor, morte, fé e esperança, convidando à reflexão sobre a relação humana com a natureza.

 

TUDO A FAZER - 21h

Grupo: Cia Azul Celeste (São José do Rio Preto)

Local: Teatro Municipal

Gênero: Drama

Classificação: 16 anos

Sinopse: Um encontro inusitado. Verdadeiramente inusitado. Um encontro com potência de alterar o curso da história, acompanhado por transeuntes espectadores, que observam atentamente o diálogo estabelecido. Num beco, próximo à saída de serviço de um teatro, duas pessoas dialogam sobre questões alusivas ao próprio teatro e confrontam pensamentos acerca da existência, gerando um embate filosófico sobre o ser e o não-ser. Com o transcorrer da conversa, descobrem que esse encontro pode se tornar, ainda, um acerto de contas.

 

Serviço

Arena do Parque da Cidade

Av. Olivo Gomes, 100, Santana

 

Sesc

Av. Dr. Ademar de Barros, 999 - Jardim São Dimas

 

Teatro Municipal

R. Rubião Júnior, 84 - Centro

(3º piso do Shopping Centro)

 

Centro de Estudos Teatrais (CET)

Av. Olivo Gomes, 100, Santana

 

Cine Santana

Av. Rui Barbosa, 2005, Santana

 

WhatsApp para tirar dúvidas: (12) 99740-4427

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .